Postagens populares

domingo, 12 de abril de 2015

Escola nos EUA


Esse post não podia deixar de escrever!
Como mãe de praticamente dois adolescentes, era a minha principal preocupação aqui assim que chegássemos.
Uma porque não sabíamos como iriam se sair na nova escola e num outro país, nova língua, nova cultura, muito diferente de simplesmente mudá-los de escola na cidade!
Chegamos como comentei no primeiro post, na época de provas da escola e seguindo com o Spring Break, a semana do início da Primavera e eles param.
Enfim, ainda precisávamos resolver os documentos deles e tudo mais que precisava.
Vamos pelo início:
Aqui as escolas são divididas por grades, como falamos no Brasil ano escolar. E as mesmas são divididas por idades das crianças na escola, no Brasil o Fundamental 1, aqui Elementary School, Fundamental 2 é aqui Middle School, Ginásio ou 2º Grau no Brasil, aqui High School, e a separação é por prédio escolar mesmo, não é em uma única escola tudo, como no Brasil.
As escolas são públicas, existem particulares também, mas a maioria das pessoas de qualquer classe, vão para as públicas.
Você não pode simplesmente escolher a escola que quer e matricular seu filho, como assim?
Bom, aqui você precisa morar num raio limite de dentro da área de determinada escola, assim, com 2 comprovantes de endereço, você matricula seu filho. Isso mesmo, é preciso primeiro escolher a escola, para então definir onde vai morar; por isso os americanos se mudam muito durante as suas vidas. Isso é comum aqui.
Como já sabíamos onde queríamos que eles estudassem, numa viagem anterior, quando chegamos já fomos procurar um apartamento na área da escola.
Chegamos na escola e nos entregaram os papeis da matrícula, e o requerimento para efetuar o preenchimento das vacinas que faltavam obrigatórias para matricular nossos filhos, e quantas ainda faltava!
Estavam com sua carteira de vacinação completa no Brasil, mas por ser outro país, são outras regras e obrigatoriedade de vacinas, por exemplo, no Brasil são 3 doses para certa doença, aqui, pela grade escolar é obrigatório 4, e assim para algumas e também tomaram vacinas para prevenção de câncer no cérebro, e outras diferentes, foram cinco para cada um, de uma vez!
A escola indicou o lugar e foi tudo gratuito, já li em alguns blogs que foi preciso pagar e não foi muito barato, tem a opção de ser particular, mas nesse caso, como as crianças têm prioridade na saúde, eles foram encaminhados para tomar as vacinas, e também tinha que fazer exames físicos para a escola, fizeram exame de audição, e visão. O Brasil tá longe de ter um controle desses! E foi tudo gratuito, as crianças foram encaminhadas para uma data e um horário e fizeram tudo no mesmo momento, e nem esperamos muito para ser atendidos, pois o horário marcado é para você. Eles são cadastrados no sistema de saúde do condado e fica registrado toda informação a respeito.
Receberam um documento de aptão para a escola, e aprovados nos exames físicos.
Com isso fomos à escola para dar continuidade na matrícula, não necessita de mais documentos, apenas os comprovantes de endereço, o requerimento preenchido de saúde com os exames e vacinas, certidão de nascimento e passaporte dos pais. Muito simples, mas o que realmente importa é o controle na saúde das crianças, achei super interessante.
Bom, filhos matriculados, e o primeiro dia de aula deles, levamos à escola, inicia ás 9;15 e vai até às 4;15. O tempo parecia não passar nesse dia para mim e meu marido, a ansiedade era enorme!
Como estão indo? estão gostando? Como são os colegas? Ai meu Deus!
Era 3;30 já estávamos lá n afrente para esperar, rsrsrs, coisas de pais!
Então foram chamá-los para sair antes, e quando meu filho chegou com um sorriso no rosto, perguntei: como foi filho? Gostou? Ele responeu:
Muito legal, mãe! Muito massa!!
Ufa!!! foi um alívio, uma alegria, e muitos sentimentos ao mesmo tempo, ficamos tranquilos, minha filha, nem se fala, porque menina já é normal amar escola, sabia que era diferente por ser outro país, mas sabia que ela iria gostar, até porque o horário de escola no Brasil geralmente é meio período, e aqui eles almoçam na escola, então não saberíamos se iam gostar de ter mais tempo de aula.
O uniforme, é uma polo com o logo da escola e calça jeans ou caqui, bermuda também no mesmo tecido; eles podem usar uma camiseta na sexta-feira da escola no lugar da polo.
Na Educação física ( que tem TODOS OS DIAS), eles guardam uma roupa no armário do vestiário durante a semana para trocar.

Possuem armários fixos no ano para guardar as roupas, $2 por ano, rsrsrs e também tem armários nos corredores para guardar livros, e outros objetos que não queiram ficar carregando.
Eles amam isso!
Bom falando em ter Educação Física todos os dias, vou contar como funciona o ensino da semana:
Eles têm todas as aulas todos os dias, possuem um horário único que vale para todos os dias!
Aí vocês me questionam: Nossa! que ruim isso!
E eu respondo, não poderia ser melhor, eles veem as aulas das matérias dia após dia, assim a sequência das aulas está sempre fresca na mente, eles conseguem acompanhar super bem e entender, e os professores podem escalrecer com tranquilidade as dúvidas e praticar muito.
O Eduardo nas aulas de Ciências tem aula prática em laboratório com animais para ver as partes internas que estão aprendendo e como funcionam no organismo, animais, tipo sapo, rato...
Eles prestam uma atenção que nunca ele teve na escola, tem uma aula que estudaram os motores e peças de um motor, com as peças mesmo, e ele amou, os professores têm, cada um, sua sala, então assim que bate o sinal, as crianças saem da aula que estão e vão para outra sala da matéria.
Eles não ficam numa rotina banal de ficarem sentados sempre na mesma carteira, na mesma sala, esperando os professores virem, é muito legal.
E as salas de aulas são completamente atraentes, com muitos materiais, livros, para cada aluno gratuito, e o professor segue, dinamicamente!
Eu tive alguns amigos que tiveram filhos que estudaram aqui e nos falavam que a educação aqui é mais fraca que no Brasil. Hum, mas eu ficava pensando: como pode um país que tem muitos vencedores de nobeis, não ter uma educação "forte", não é possível, alguma coisa tá errada1!
Então, consegui visualizar o ponto de vista deles. A educação aqui não é fraca; só porque no Brasil o foco é vestibular, e entrar numa universidade, não quer dizer que aprender conscientemente, de uma maneira prática, e o que realmente as crianças necessitam saber pelas suas idades que a educação é fraca!
Por favor! Aqui o objetivo é outro totalmente contrário do Brasil; as crianças são alimentadas de cultura, e tem a liberdade de expressar e mostrar os seus dons na fase inicial da escola, assim, conforme forem crescendo, vão identificando do que gostam, e são direcionadas para as escolas que mostrem antes de fazerem a universidade, a profissão que realmente querem e gostam. Um páis que prioriza o que você faz, ms faz com gosto, e as pessoas são felizes.
No Brasil as pessoas buscam os cursos que tendem a ganhar um melhor salário, são os mais concorridos, e as pessoas esquecem que aqueles anos ali, serão para o restante da vida depois de trabalho, e nada pior do que fazer a vida inteira o que não gosta, somente porque acha que o dinheiro que importa.
Aqui você fazendo bem feito o que gosta, e quem gosta do que faz, faz bem feito; o dinheiro é a consequência, e a gente nota isso em todo lugar!
Então, uma visão assim e falar que a escola é fraca, por isso ou aquilo não quer dizer totalmente uma realidade, precisamos sempre buscar o motivo de pensar de uma maneira e se realmente aquilo é o que parece ser para nós!
As escolas são relacionadas com notas dentro do condado, por serem melhores ou nem tanto, e os imóveis ao redor das melhores também são mais caros. Bom, resumindo,uma parte dos impostos cobrados dos imóveis  da área vão para a escola, com melhorias para ela, e com isso a escola, a educação, nunca fica para trás, por exemplo:
Quando fomos na escola as primeiras vezes, sempre reparamos que havia um carro policial na frente da porta de entrada estacionado, achamos bem interessante ter um policial sempre para rondar a escola, isso é importante, mas quando as crianças começaram, nos falaram disso, e nos contaram que o policial não vai todos os dias fazer ronda na escola, ele fica lá, ele tem uma sala dentro da escola onde ele trabalha, todas as escolas têm!!
Entendem?
É fantástico!

O ônibus:? cada escola tem os seus, isso mesmo, os.
mas vai ficar para o próximo post porque também quero detalhar como funciona, senão esse fica muito mais extenso!
Espero que tenham gostado, e perguntem sobre o que quiserem!
Beijos e até o próximo post!


Um comentário: